Artigos
Voltar para o site
ESG: entendendo o significado, os pilares e a importância para o futuro
Compartilhar:
Imagem da publicação
A sigla ESG, em inglês, para Environmental, Social and Governance, vem ganhando cada vez mais destaque no mundo dos negócios e investimentos. Mas, afinal, o que ela realmente significa e qual o seu impacto na sociedade e no meio ambiente?

Dizer que uma empresa adota as práticas ESG significa dizer que ela adota um conjunto de práticas voltadas à criação e à preservação da sustentabilidade nos negócios.

A sustentabilidade nada mais é do que a capacidade de operar buscando o lucro, o desenvolvimento e a competitividade, sem desconsiderar ou comprometer os recursos naturais, as necessidades sociais, bem como, a ética e a transparência na gestão dos negócios.

O ESG se baseia em três pilares fundamentais que norteiam as ações das empresas:
  1. Ambiental (Environmental):
  • Compromisso com a sustentabilidade: redução da emissão de gases poluentes, uso consciente de recursos naturais, combate ao desmatamento e investimento em energias renováveis.
  • Gestão de resíduos e florescimentos: práticas responsáveis para minimizar o impacto ambiental das atividades da empresa.
  • Mudanças climáticas: ações para mitigar e se adaptar aos efeitos das mudanças climáticas.

  1. Social (Social):
  • Ética e direitos humanos: respeito aos direitos humanos e à diversidade, combate à discriminação e promoção da inclusão.
  • Condições de trabalho decentes: salário justo, ambiente de trabalho seguro e saudável, benefícios adequados e oportunidades de desenvolvimento profissional.
  • Relacionamento com a comunidade: engajamento com as comunidades locais, apoio a projetos sociais e impacto positivo na região de atuação.

  1. Governança Corporativa (Governance):
  • Transparência e prestação de contas: comunicação clara e acessível sobre as práticas e decisões da empresa.
  • Gestão de riscos: identificação, avaliação e mitigação de riscos relacionados à empresa e seus stakeholders (partes interessadas).
  • Combate à corrupção e à fraude: implementação de medidas para garantir a ética e a transparência nas operações da empresa.

Adotar práticas ESG não se resume apenas à criação de relatórios ou cumprimento de normas. É um compromisso genuíno com a construção de um futuro mais sustentável e equitativo.

Empresas que aderem a essas práticas demonstram cidadania corporativa (com a responsabilidade social e ambiental) e visão de longo prazo, pois compreendem que o sucesso também depende de um ambiente socialmente justo e ambientalmente equilibrado.

Nesse sentido, essas empresas auferem vantagens consideráveis:
  • Menor risco: menor probabilidade de se envolver em escândalos, multas ou outros eventos negativos que podem impactar negativamente o valor da empresa.
  • Acesso ao capital: maior facilidade de acesso ao capital de investidores que buscam empresas comprometidas com a sustentabilidade.
  • Fidelização de clientes: essa fidelização além de passar pela experiência satisfatória no processo de compra, se a empresa demonstra outras práticas que agregam valor ao seu negócio, a sociedade e o cliente reconhecem, fortalecendo a imagem corporativa.
  • Capacidade de atrair e reter talentos: atraem e retêm colaboradores que valorizam empresas com valores éticos e sustentáveis.
  • Melhoria da imagem e reputação: ganham a confiança de consumidores, investidores e parceiros que buscam empresas comprometidas com um futuro melhor.
  • Acesso a novas oportunidades de negócio: abrem portas para parcerias com empresas que compartilham dos mesmos valores.

Se quiser saber mais sobre o tema, clique no link para entrar em contato!
Posts recentes
Site e APP desenvolvidos por Daniel Alves Daniel Alves